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Regulamento do Campeonato Brasileiro de Foto Sub

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FOTOSUB 2015
24 a 29 de Março
Cabo Frio, RJ
REGULAMENTO PARTICULAR

1 - DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO:

  1. O Campeonato Brasileiro de Fotosub do ano de 2015 (CB2015), sob a direção da CBPDS e organização da CNFVS, realizar-se-á em Cabo Frio, RJ.

2 - DEFINIÇÃO:

  1. O Campeonato Nacional é por definição um evento de caráter competitivo, realizado uma vez ao ano, restrito a um número limitado de mergulhadores pré-selecionados para esse evento.
  2. Um Conselho de Jurados atribui notas às CINCO fotos selecionadas por cada competidor, cuja soma irá determinar a classificação individual e determinará o Campeão Brasileiro.
  3. Todos os participantes, organizadores e membros Federativos estão sujeitos às normas presentes neste regulamento.

3 - DAS RESTRIÇÕES:

  1. O Campeonato Nacional é restrito ao limite máximo de 20 (vinte) atletas-fotógrafos, de nacionalidade brasileira, em representação oficial de seus Clubes filiados e regulares com o Sistema Desportivo Nacional Brasileiro, centralizado pela CBPDS no segmento do mergulho.
  2. Quinze vagas estão reservadas para os atletas classificados entre os quinze melhores (Top15) do Ranking Brasileiro de Fotografia Subaquática (RBFS) da temporada imediatamente anterior. As demais vagas serão destinadas aos 05 (CINCO) primeiros colocados na seletiva que antecede ao evento: Grande Prêmio Brasil Proacqua de Fotosub (GP), auspiciado pela PROACQUA, excluidos os atletas "Top 15" do RBFS já mencionados.
  3. Só serão aceitas as inscrições de mergulhadores autônomos com nível de mergulho avançado ou superior (cópias dos certificados de mergulho autônomo ou “brevets” do fotógrafo e de seu assistente deverão ser anexados à ficha de inscrição; e os documentos originais serão exigidos antes do primeiro dia de mergulho).
  4. Os menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar ainda autorização paterna ou tutelar. Menores de 16 (dezesseis) anos não podem participar como fotógrafos e nem como assistentes.

4 - DA INSCRIÇÃO:

  1. O período de inscrições termina no dia 30/Janeiro/2015.
  2. Todos os procedimentos de inscrição serão detalhados na lista de discussão da CNFVS (http://br.groups.yahoo.com/group/CNFVS/). Todo fotógrafo que esteja classificado para o Campeonato Nacional deve se registrar nessa lista. Ou, em caso de dúvidas, contatar a Organização através do e-mail: (info@imagemsub.com.br), com cópia para (lfcassino@gmail.com), impreterivelmente antes da data limite de inscrição acima mencionada.

5 – DAS RECLASSIFICAÇÕES:

  1. Após a data limite para inscrição, a Comissão Organizadora conclui que os fotógrafos não inscritos estarão abdicando de seu direito a participar do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, a Organização poderá abrir reclassificações, seguindo a ordem de classificação na última seletiva realizada (GP). Após sucessivas reclassificações, se todos os fotógrafos que atingiram a pontuação mínima de 100 pontos já tiverem sido convocados e mesmo assim ainda houverem vagas em aberto, novas reclassificações poderão ocorrer, seguindo a ordem do ranking (RBFS) atualizado, ou seja, já somados os pontos provenientes da última seletiva (GP).

6 - DA FORMA DE DISPUTA:

  1. O Campeonato Brasileiro será realizado em quatro dias de atividade, sendo o primeiro de treino oficial, dois dias de competição, cada um deles com dois tempos de, no máximo, 90 (NOVENTA) minutos de mergulho; e um último dia para votação das imagens e premiação dos vencedores. Cada mergulhador, fotógrafo ou modelo (assistente), terá direito a dois cilindros por dia. E, entre os dois tempos de mergulho de cada dia, haverá um intervalo de, no mínimo, 45 (QUARENTA E CINCO) minutos.
  2. Durante os dias de Competição, a Organização visará a realização dos quatro tempos de mergulho em quatro áreas distintas; assim como visará o acesso de todos os fotógrafos às mesmas áreas, mesmo que não simultaneamente.
  3. Havendo, durante os dias de Competição, condições adversas de mar e/ou clima, a Organização poderá reduzir a área de competição, reduzir o tempo de duração e/ou o número de mergulhos, repetir pontos de mergulho, alterar a zona de competição, ou até buscar águas abrigadas de rios, lagos, lagoas ou piscinas para viabilizar a conclusão do evento.

7 - DAS NORMAS GERAIS:

  1. Para esta Competição, só serão admitidos equipamentos fotográficos com captura de imagem DIGITAL e sistema de armazenamento removível.
  2. Cada fotógrafo poderá utilizar até dois equipamentos fotográficos, mas os dois equipamentos não poderão estar na água ao mesmo tempo. As câmeras deverão estar com a data e a hora local ajustadas corretamente.
  3. Cada fotógrafo poderá registrar até dois cartões de memória para competir. Posteriormente, um único cartão poderá ser substituído, em caso de falha, devendo nesse caso, passar por novo registro com a Comissão de Organização. Cada cartão deverá ser formatado, em todas as suas partições, na presença de um fiscal da organização, no início do dia de competição.
  4. Algumas fotos serão, necessariamente, tomadas de objetos específicos em momentos determinados pela Organização (fotos de controle); podendo ser antes, durante ou após os mergulhos. O número de fotos de controle, assim como a escolha dos objetos será divulgada na reunião de abertura.
  5. É obrigatório que o fotógrafo faça a foto de controle logo que retorne de seu(s) mergulhos e ANTES de qualquer procedimento na câmera, tais como troca de lentes, limpeza, etc. O fiscal deverá anotar na planilha de controle da embarcação o horário (HH:mm) que a foto de controle foi realizada.
  6. As fotos digitais a serem transferidas para o(s) computador(es)da organização estarão limitadas a 100 fotos válidas + as fotos solicitadas de controle por dia de mergulhos.
  7. O fotógrafo pode realizar, durante o dia de mergulho, qualquer número de imagens (mais de 100 fotos); entretanto, apenas as primeiras 100 imagens serão validadas para a competição, que somadas às fotos de controle irão totalizar as transferidas por dia.
  8. No caso do fotógrafo fazer uso de dois cartões no mesmo dia, cada cartão de memória utilizado terá, obrigatoriamente, que conter todas as fotos de controle solicitadas. O fotógrafo deverá orientar o fiscal a quantas fotos retirar de cada cartão (por exemplo, 40 imagens do primeiro e 60 do segundo); as imagens retiradas serão necessariamente as primeiras na ordem de cada cartão.
  9. Fotografias armazenadas em cartões de memória que não contenham as respectivas fotos de controle não poderão ser validadas para a competição. Por exemplo: se o fotógrafo não fizer a última foto de controle do dia, as fotos de seu segundo mergulho não poderão ser validadas. As do primeiro mergulho, com as fotos de controle de abertura e fechamento do mergulho, serão validadas normalmente.
  10. As fotos devem ser transferidas apenas em JPG na melhor qualidade (mínima compressão). Todas as imagens, inclusive as de controle, de um mesmo competidor, provenientes de uma mesma câmera, devem estar na mesma resolução. A resolução mínima recomendada é de 3000 x 2000 ppp.
  11. Qualquer modificação ou manipulação de imagem, posterior ao momento de captura, através da própria câmera ou por outros meios externos, resultará na imediata desclassificação do competidor.
  12. Fica vetado o uso pelos participantes, nas embarcações ou na área de desembarque, de qualquer dispositivo de conexão, remota ou direta, que permita a transferência das imagens ou o acesso das mesmas por programas de edição e/ou tratamento de imagens.

8 - CATEGORIAS DE FOTOS:
A disputa compreenderá CINCO categorias:

  1. Categoria Peixe (PE): Foto de um peixe, parte de peixe, peixes ou cardume.
  2. Categoria Macro Temática (MT): Foto de aproximação em que se destaque a temática do evento: "OLHO(s)".
  3. Categoria Macro Livre (ML): Foto de aproximação de qualquer assunto marinho, desde que o assunto principal da imagem não seja peixe ou parte de peixe; e que a foto não apresente, predominantemente, o motivo da categoria Temática.
  4. Categoria Grande Angular Ambiente (GA): Foto da paisagem subaquática natural, incluindo sua fauna e flora, SEM a presença de mergulhadores.
  5. Categoria Grande Angular com Modelo (GM): Foto da paisagem subaquática que inclua a presença de mergulhador(es).

9 - ESCOLHA E USO DAS FOTOS:

  1. Cada fotógrafo elegerá apenas uma de suas fotos, para cada uma das cinco categorias, para apresentação aos jurados. A CBPDS, a PROACQUA e o ICMBio (quando evento for realizado em áreas de proteção ou reserva) poderão utilizar-se das fotos tiradas no Campeonato, premiadas ou não, da forma como bem entenderem, sem qualquer restrição ou reserva de qualquer direito autoral, salvo a menção do autor. Os Autores também terão liberdade para divulgar as fotos inscritas no Campeonato, desde que mencionem sua produção no CAMPEONATO BRASILEIRO DE FOTOSUB da CBPDS.

10 - DA COMPETIÇÃO:

  1. EMBARCAÇÕES: A ordem de acesso às quatro áreas de mergulho, serão sorteadas. É proibido ao atleta fazer uso de outra área de mergulho ou embarcação, que não aquela sorteada, nos dias de competição ou mesmo de qualquer forma convidar e procurar facilitar transito na área para qualquer tipo de embarcação que não esteja prestando serviço para a Organização.
  2. MERGULHOS DE PRAIA ou COSTÃO: O fotógrafo deverá se apresentar no local de concentração com trinta minutos de antecedência ao horário estabelecido para início dos mergulhos. O acesso à água será liberado por sinal sonoro, que indica o início da contagem de 90 (noventa) minutos de mergulho. Os fotógrafos podem aguardar o sinal sonoro já na água, mas sem submergir o rosto. Ao término dos 90 (noventa) minutos, os fotógrafos devem estar na superfície, numa distância máxima de 50 (cinquenta) metros para a base de apoio operacional.
  3. APRESENTAÇÃO PARA EMBARQUE: Havendo mergulhos embarcados, o fotógrafo deverá se apresentar para embarque no cais com trinta minutos de antecedência ao horário estabelecido para a partida das embarcações.
  4. INICIO DOS TEMPOS: Havendo mergulhos embarcados, após fundeio da embarcação, serão contados 10 (dez) minutos para início dos 90 (NOVENTA) minutos de cada mergulho de competição. Os fotógrafos podem entrar na água e aguardar na superfície, próximos à embarcação, o sinal para que iniciem os tempos de mergulho.
  5. FIM DOS TEMPOS: Ao término dos tempos de mergulho, todos os fotógrafos devem estar na superfície, bem próximos da embarcação (aceitável até 50 metros de distância).
  6. PROCEDIMENTO com Cartões de memória: Ao chegar no cais ou base de apoio, os cartões de memória devem ser entregues, embalados e identificados, ao representante da Organizacão que fará cópia das imagens para o(s) computador(es) do Evento. As fotos que irão para os Jurados serão retiradas apenas do computador da organização. O fotógrafo deve aguardar a transferência das imagens e verificar o resultado desse processo. O atleta ou respectivo assistente, que deixar a área delimitada no desembarque, antes de fazer a entrega registrada de seus cartões, será ELIMINADO da competição. O fotógrafo ou seu assistente deve acompanhar a transferência das suas imagens para o computador da Organização, verificando e atestando o número de imagens transferidas, o formato JPG das mesmas, a existência e a ordem/horário correto das fotos de controle.
  7. No máximo até o final do dia, cada competidor receberá seus cartões para escolha preliminar das fotos a serem submetidas aos jurados.
  8. No final do segundo dia de competição, em horário e local estabelecido pela Comissão Organizadora, as fotos digitais escolhidas deverão ser indicadas à Comissão para serem transferidas para o diretório de submissão ao Corpo de Jurados.

11 - EXCLUSIVIDADE DE PROPAGANDA:

  1. Nenhum simbolo ou propaganda de qualquer organização voltada para o ENSINO de mergulho que não seja a CBPDS/CMAS/PROACQUA pode ser exibida, nos trajes comuns, trajes de neoprene, bonés, uniformes, ou outros equipamentos dos participantes, sob pena de desclassificação do responsável à qualquer tempo.

12 - MEDIDAS CORRELATAS COM A SEGURANÇA:

  1. EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO: Todos os mergulhadores devem utilizar colete equilibrador e fonte alternativa de ar (octopus ou "spare-air") quando em mergulho autônomo. Fotógrafo e/ou assistente devem portar sinalizadores de superfície ("Decomarker com Spool") e "dive-alert" (ou outro tipo de apito de grande eficiência).
  2. PROFUNDIDADE LIMITE: Os competidores, independente do nível de certificação ou experiência, não poderão exceder os 30 (trinta) metros durante o campeonato.
  3. FORMA DE ATUAÇÃO: Todos os fotógrafos deverão mergulhar em dupla com seus assistentes; e os fotógrafos que não tiverem assistentes terão que formar dupla com outro fotógrafo.
  4. DUPLAS: É expressamente proibido o mergulho solo durante a competição, independente do nível de certificação ou experiência. O afastamento de seu dupla será motivo de advertência; e a re-incidência, motivo de desclassificação.
  5. Os assistentes poderão ser substituídos durante a competição somente por motivo de força maior e com a autorização da Comissão Organizadora.

13 - RESPEITO AO MEIO AMBIENTE:

  1. É expressamente proibido alimentar, tocar, ou molestar de qualquer forma, os seres marinhos.
  2. Ações de desrespeito ao ambiente marinho, pelo fotógrafo ou seu (sua) assistente, são passíveis de penalização.
  3. É proibido ao fotógrafo ou assistente, levar para o fundo do mar, qualquer espécie de animal marinho, vivo ou morto; real ou artificial.
  4. A comissão de jurados está orientada a excluir ou penalizar fotos que ao seu ver apresentem características de interferência ao meio ambiente marinho ou a seus habitantes.
  5. Os fotógrafos e assistentes estarão sendo fiscalizados durante os mergulhos de treino e de competição. Qualquer ação predatória ao meio ambiente resultará em notificação ao atleta (fotógrafo); e em caso reincidente, poderão resultar em penalidades ou desclassificação do fotógrafo.

14 - DA VOTAÇÃO E PREMIAÇÃO:

  1. Os jurados do concurso, via internet, atribuirão notas de 01 a 100 a todas as fotos. Para cálculo da pontuação média do júri, para cada foto, a maior e a menor nota serão descartadas. A pontuação final de cada foto será formada por um percentual proveniente da nota média do Júri (45%) e acrescida de bonificação para as dez melhores imagens de cada categoria, segundo a distribuição de pontos pela Série de Fibonacci (55; 34; 21; 13; 8; 5; 3; 2; 1; e 1) respectivamente do primeiro ao décimo colocado de cada categoria. A colocação geral será definida pelo somatório das pontuações finais das fotos inscritas de cada concorrente (soma das 5 categorias).
  2. A critério da organização, poderão ser premiados os três melhores conjuntos (Grande Angular (GA + GM); Peixe (PE); e Macro (ML + MT)) ou ainda as três melhores fotos de cada categoria.
  3. Também serão premiados no mínimo os três melhores fotógrafos na classificação geral (soma dos pontos obtidos nas cinco fotos).

15 - PENALIDADES:

  1. Ações em desacordo com as regras previstas nesse regulamento levarão o atleta a ser penalizado pela Comissão Organizadora. As penalidades podem ser na forma de notificação; perda parcial de fotos; perda total de fotos de um ou mais mergulhos; desclassificação; e exclusão das competições por prazo a ser determinado pela CBPDS.

16 - RESPONSABILIDADES:

  1. A inscrição de um Concorrente neste Campeonato é a tácita confissão de que o mesmo concorda com todas as disposições regulamentares e que isenta os organizadores (CBPDS/CNFVS/ProAcqua) e seus dirigentes de todo e qualquer acidente ou dano que venham a provocar ou sofrer em função de sua participação no evento. Cada um é pessoalmente responsável por sua pessoa e bens.
  2. Caberá unicamente ao representante oficial da CNFVS, presente nesta competição, dirimir quaisquer dúvidas que possam surgir sobre esse regulamento ou aprovar quaisquer adequações e/ou alterações ao mesmo que se façam necessárias por fatores, condições ou situações aqui não previstas. O Representante oficial da CNFVS contará com o apoio de uma Comissão Local de Controle e Validação.

17 - PROGRAMAÇÃO BÁSICA 2015:

  • Terça-feira (24/03): Abertura oficial e jantar (não obrigatório);
  • Quarta-feira (25/03): treino oficial com dois mergulhos (não obrigatório);
  • Quinta-feira (26/03 1º dia de competição (2 tempos de mergulho);
  • Sexta-feira (27/03): 2º dia de competição (2 tempos de mergulho);
  • Sábado (28/03): Votação, Proclamação dos Campeões e Premiação;
  • Domingo (29/03): retorno dos atletas aos seus Estados.

18 - REALIZAÇÃO:

  • COMISSÃO NACIONAL DE FOTO E VÍDEO SUB - CNFVS
  • CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS - CBPDS

19 - APOIO:

  • Coral Vivo
  • Divemag
  • Fun Dive
  • Litoral Sub Operadora de Mergulho
  • Meros do Brasil
  • Ocean Centro de Mergulho
  • Over Sea Operadora de Mergulho
  • Pousada Porto canal
  • Projeto Ilhas do Rio
  • Revista Mergulho
  • Scubalab

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