ApresentaçãoCompetiçõesRankingAtletasDicasLinksNewsletterNotíciasInstrutores
 

Notícias

Regulamento do Grande Prêmio Brasil ProAcqua de Fotosub 2008


Grande Prêmio Brasil de FotoSub ProAcqua 2008 - de 01/abril a 31/maio de 2008


1 - FINALIDADES:
O espírito da prova é:
1 - destacar a beleza dos distintos ambientes subaquáticos do território nacional brasileiro, sua fauna e flora e incentivar a interação humana de maneira ecologicamente responsável ao ambiente subaquático.
2 - Descobrir novos valores que despontem na especialidade da Fotosub, orientando sua filiação e colaborando assim com a CBPDS, a quem cabe representar o Brasil perante a Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas, que é a reconhecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), e de forma a que possam ser admitidos no CAMPEONATO NACIONAL BRASILEIRO.
Este concurso é aberto a todos os fotógrafos brasileiros, portadores de brevet de mergulho, de qualquer certificadora; excetuando-se os ex-federados.


2 - INSCRIÇÃO E REMESSA DOS TRABALHOS:
- A inscrição será feita através da remessa eletrônica (www.imagemsub.com.br) das imagens concorrentes.
- Para se inscrever, após o cadastro no site, entrar em Competições / Inscrições. Para os não federados, a inscrição só estará concluida após o recebimento (por correio) da Ficha de Inscrição integralmente preenchida. O endereço para envio está na própria ficha de inscrição
- As imagens devem ser enviadas na forma de arquivo formato JPG de 200 kbytes no máximo, com dimensões exatas de 600 x 400 pixels, indicando a categoria em que se inclui a foto (GA- Grande Angular Ambiente; GM- Grande Angular com Modelo; ML- Macro Livre; MT- Macro Temática; PD- Peixe em Detalhe; e PI- Peixe Inteiro ).
- Somente se admite uma foto por autor em cada categoria.
- As fotos originais (slides ou arquivo original em alta resolução com EXIF) serão requisitados pela ProAcqua para confirmação de autenticidade, condicionando a homologação do resultado; e não sendo entregue no prazo de 15 (quinze) dias da publicação on-line dos resultados, o candidato subseqüente será convocado.
- As fotografias não podem ter sido premiadas em outras competições.
- Fica subentendido que o fotógrafo é o responsável pelas autorizações de uso de imagens de suas modelos e quaisquer outras autorizações relativas às suas imagens.
- O envio pelo correio da ficha de inscrição para este Concurso representa a aceitação implícita das normas deste Regulamento Particular, cabendo exclusivamente à organização da CNFVS/ProAcqua suprir os casos omissos. Só serão confirmadas as inscrições cujas fichas de inscrição (caso de novos participantes, ainda não federados) chegarem à ProAcqua com data de postagem anterior ao dia 31 de maio de 2008.


3 – AS CATEGORIAS:
- Categoria Grande Angular Ambiente (GA): Foto de ambiente, realizadas com lente grande angular sem a presença de mergulhadores, destacando a beleza natural do ambiente subaquático.
-Categoria Grande Angular com Modelo (GM): Foto de ambiente, realizadas com lente grande angular, com a presença de mergulhador(es), destacando a beleza natural do ambiente subaquático com a presença humana (ver orientação importante sobre o comportamento/posicionamento da modelo/assistente em Orientações e Restrições).
- Categoria Macro Temática (MT): São aquelas fotografias realizadas com lente de aproximação do motivo tema de 2008: CNIDÁRIOS (corais, anêmonas-do-mar, águas-vivas e hidras); Obs. os jurados serão orientados a valorizar a interação de outras espécies com o CNIDÁRIO. No corpo de jurados haverá a participação de ao menos um especialista, para reconhecer os seres vivos que normalmente convivem com o elemento motivo da temática. A colocação de elementos, vivos ou não, sobre ou junto ao motivo da temática, quando identificada pelo corpo de jurados, será motivo de desqualificação da fotografia.
- Categoria Macro Livre (ML): São aquelas fotografias realizadas com lente de aproximação da fauna/flora aquática. O elemento principal da macro livre não pode ser peixe e nem o mesmo motivo da macro temática.
- Categoria Peixe em Detalhe (PD): São aquelas fotografias realizadas com lente de aproximação de pequenos peixes ou partes de peixe.
- Categoria Peixe Inteiro: São aquelas fotografias realizadas de peixes inteiros, sem restrição de lentes, destacando o comportamento natural do peixe no seu ambiente. No caso de pequenos cortes em nadadeiras a foto poderá ser aceita pela Comissão Organizadora, mas uma penalidade, proporcional à área de nadadeira perdida será recomendada aos Jurados.


4 - ORIENTAÇÕES E RESTRIÇÕES:
- Só valem fotos tiradas no Brasil.
- O pós-processamento digital só será aceito quando realizado de forma uniforme, sobre toda a imagem (como ajustes de contraste, balanço de branco, correção de saturação e filtro de nitidez). Não serão aceitos tratamentos seletivos (como clarear uma parte e escurecer outra) ou reenquadramentos (“crop”) (corte e exclusão de áreas da fotografia) que altera a composição original. Em todas as categorias não serão aceitas fotografias manipuladas mediante técnicas digitais avançadas em programas de informática.
- Somente na categoria Grande Angular com Modelo (GM), serão aceitos artifícios técnicos, como foto a meia-água e luzes coloridas, executados quando da captação da imagem).
- Múltiplas exposições não serão aceitas em nenhuma das categorias.
- Não se admitirão fotografias que apresentem características de manipulação e maltrato, ou risco destes, uso de isca ou alteração do habitat natural e/ou das espécies subaquáticas.
- Não são admitidas fotos com qualquer tipo de identificação sobre a imagem.
- Em fotos com modelos, estes devem passar um comportamento inquestionável em relação à proteção do meio-ambiente. Ações como tocar, ajoelhar, encostar ou simplesmente posicionar as nadadeiras em direção ao substrato serão penalizadas pelos jurados.
- Os seguintes comportamentos são completamente proibidos, e se demonstrados nas fotos, resultarão em irremediável e imediata desqualificação: qualquer ação contrária às regras; qualquer forma de deterioração ou poluição do meio-ambiente; submeter imagens expostas por outros fotógrafos; usar criaturas mortas ou artificiais; mover animais vivos; fotografias de outras fotos ou slides.

5 - DESTINO DOS TRABALHOS:
Somente ao final do período de votação, as fotografias inscritas serão expostas numa seção especifica da página da ProAcqua Brasil e da CNFVS, juntamente com o resultado e os nomes dos autores. As fotos enviadas poderão ser expostas e utilizadas da forma como bem entender a CNFVS e/ou ProAcqua, inclusive para ilustrar suas publicações e produtos, sem qualquer reserva de direito autoral nem obrigação pecuniária para com o autor, seus herdeiros e sucessores, que não seja a menção do respectivo crédito do autor.


6 – PRÉ-SELEÇÃO DAS IMAGENS:
Antes de serem avaliadas pelos Jurados, as fotos serão verificadas quanto ao atendimento ao regulamento pela Comissão Organizadora. As fotos que não atenderem ao regulamento serão desclassificadas e não serão votadas.

7 - ATUAÇÃO DOS JURADOS:
Os jurados do concurso, via internet, atribuirão notas de 00 a 100 a todas as fotos. A pontuação de cada foto será definida pela média das notas dos jurados, após descartadas a maior e a menor nota. A pontuação e colocação geral será definida pelo somatório das pontuações das fotos inscritas de cada concorrente (soma das 6 categorias). A soma das pontuações das fotos definirá a colocação no Grande Prêmio Brasil ProAcqua de Foto-Sub.


8 - DA COMPOSIÇÃO DO JURI:
O Conselho de Jurados que elegerá os Campeões está descrito no site da CNFVS e é composto por especialistas em Fotosub e autoridades públicas e desportivas convidados pela CNFVS e ProAcqua, do Brasil e exterior, não cabendo quaisquer recursos de suas decisões.


9 - ENCERRAMENTO DO CONCURSO:
O resultado será proclamado on-line até o dia 30 de junho de 2008.


10 - TITULAÇÃO OFICIAL E DEMAIS PRÊMIOS:
Serão outorgados títulos oficiais pela CBPDS aos vencedores: o Campeão Geral conquistará o troféu intitulado GRANDE PRÊMIO BRASIL PROACQUA DE FOTO SUB 2008; sendo premiados também o segundo e terceiro na colocação geral.
Também serão atribuídas medalhas para as primeiras três colocações de cada categoria (Grande Angular, Peixe e Macro).
Os quinze primeiros colocados na classificação geral excluídos aqueles atletas já pre-classificados pelo Ranking Brasileiro de FotoSub adquirirão o direito de ingresso no Campeonato Brasileiro de Fotografia Subaquática, organizado pela CNFVS/CBPDS em novembro de 2008, desde que ingressem no sistema desportivo nacional brasileiro, cumprindo suas normas.
Os resultados passam a ser publicados também no Calendário Nacional Brasileiro do Mergulho e na página da CNFVS, que é aquele acessado através do Ministério do Esporte e Turismo do Brasil.
50% dos pontos totais obtidos por cada participante desse evento (GP Brasil), contarão para o Ranking Brasileiro de Foto-Sub, participando ou não do Campeonato Brasileiro.


11 - RESPONSABILIDADES:
A CNFVS, a ProAcqua, demais organizadores e patrocinadores, seus dirigentes e os jurados, não têem qualquer responsabilidade por acidentes que os participantes possam eventualmente provocar ou sofrer em função de sua participação no presente certame.


12 - APOIO E PATROCINADORES:
Comissão Nacional de Foto e Vídeo Sub - CNFVS
Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos
Embryo Web Solutions




 

 Copyright ® 2004 CNFVS